Dia da Terra - 22 de Abril



Como surgiu o Dia da Terra?

         O primeiro Dia da Terra, que aconteceu em abril de 1970, foi um verdadeiro protesto ambiental. Foram realizadas passeatas e discursos (como estava na moda nos anos 60), porém, apenas nos Estados Unidos. De fato,  muitas organizações que até então se envolviam apenas em movimentos antiguerras, em abril de 1970 voltaram-se para um novo inimigo: a poluição e destruição ambiental.
         No final dos anos 60, o ar, rios e florestas da América do Norte estavam em maus bocados, como resultado de um massivo desenvolvimento industrial. Os rios chegavam até mesmo a pegar fogo, tamanho era o despejo de lama, escombros e resíduos tóxicos que inflamavam com a menor faísca. Em cidades de médio porte, como Portland, o ar que as pessoas respiravam era tão poluído e fazia tão mal aos seus pulmões que era semelhante a fumar dois maços de cigarro por dia. As florestas estavam em estado de alarme, pesticidas estavam sendo jogados sem o maior cuidado em terras produtivas e a água do mar estava contaminada. Nessa época, o rio Ohio´s Cuyahoga queimou (1986) pela décima vez em apenas um século, levando as pessoas a deixar de pensar localmente e passar a colocar o ambiente como objetivo principal.
         Foi quando o senador de Wisconsin, Gaylord Nelson, apareceu com a ideia do Dia da Terra. Ele já estava trabalhando há anos no Congresso em busca de pessoas que se juntassem a ele na luta em defesa do meio ambiente, mas muito poucos realmente se interessavam pelo assunto até então. Gaylord chegou até mesmo a convencer o presidente Kennedy a fazer um tour discursando nacionalmente sobre o tema “meio ambiente”, em 1963, mas infelizmente os resultados colhidos foram aquém do esperado. Então, em 1969, ele anunciou o dia nacional de protesto ambiental, marcado para 22 de abril de 1970. A imprensa abraçou a ideia e passou a divulgar matérias referentes aos problemas ambientais que os Estados Unidos estavam enfrentando, tornando a data cada vez mais pública.
         Como resultado, o primeiro Dia da Terra foi um enorme sucesso.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/dia-da-terra.htm
Por Julia Layton do site HowStuffWorks Brasil.